Instituto Nacional de Economia Circular – INEC

Instituto Nacional de Economia Circular - INEC

lance-anderson-QM0ZwvpfPPc-unsplash-scaled.jpg

O INEC

Fundado em 2024 a partir de uma iniciativa de especialistas inconformados com o modelo linear, o Instituto Nacional de Economia Circular – INEC atua de maneira objetiva pela amplificação do debate em torno da economia circular.
 
 

Por meio de dados, estudos embasados em pesquisas científicas e evidências, o INEC promove um debate maduro e qualificado, capaz de identificar soluções efetivas para os desafios de sustentabilidade do Brasil.
 
 

Pensadores, acadêmicos, empreendedores, executivos, juristas, formadores de opinião, membros da sociedade entre outros, atuam no instituto como especialistas, gerando conteúdo de qualidade, sempre com um olhar fixo em contribuir com o desenvolvimento sustentável do país.   

No INEC, acreditamos que somente com conhecimento e diálogo aberto entre diversos setores da sociedade é possível construir uma agenda de circularidade, que tenha escalabilidade econômica.

O Dever do INEC

Promover a transição da economia linear, para uma economia circular, resiliente e inclusiva, que valorize a regeneração ambiental e a inovação social, impulsionando o Brasil rumo à sustentabilidade. 

 

Perspectiva

Tornar-se o principal grupo de reflexão em economia circular do país, produzindo conhecimento de qualidade, inspirando ações, conectando pessoas e fomentando uma cultura circular.

Missão

Promover a transição da economia linear, para uma economia circular, resiliente e inclusiva, que valorize a regeneração ambiental e a inovação social, impulsionando o Brasil rumo à sustentabilidade.

 

Visão

Tornar-se o principal grupo de reflexão em Economia Circular do país, produzindo conhecimento de qualidade, inspirando ações, conectando stakeholders e fomentando uma cultura de circular.

 

Valores

1 – Sustentabilidade: compromisso com práticas que promovam uma reconexão com o planeta. 

2 – Inovação: busca contínua por soluções criativas e eficientes para os desafios da sustentabilidade. 

3 – Colaboração: fomento de parcerias com instituições, especialistas e personalidades, formando uma rede de cooperação para ampliar o debate. 

4 – Transparência: comunicação aberta e honesta sobre processos, sucessos e aprendizados. 

5 – Resiliência: capacidade de adaptar-se e prosperar diante de mudanças e desafios ambientais. 

6 – Responsabilidade: comprometimento com a responsabilidade social e ambiental em todas as ações. 

7 – Educação: promoção do conhecimento e conscientização sobre economia circular e sustentabilidade.

   

Nossa História

Muito antes da fundação do instituto, uma jornada foi percorrida. Desde de 2010, antes mesmo do termo economia circular, ganhar relevância, já havia uma jornada de dedicação ao tema.​

Anos, mais tarde, em 2022, durante a pandemia do COVID19, lançou o primeiro livro sobre Economia Circular, intitulado de “Economia Circular, o mundo rumo a quinta revolução industrial” . Esse lançamento foi um marco, que acreditamos que iniciou um movimento natural para a fundação do instituto.​

Pouco tempo depois em 2024, com o objetivo de aglutinar mentes brilhantes e inconformadas com o modelo linear, de extração, produção, comercialização e descarte, “nasce” o instituo nacional de economia circular o INEC. ​

Pensadores, acadêmicos, empreendedores, executivos, juristas, formadores de opinião, membros da sociedade entre outros, atuam no instituto como especialistas, gerando conteúdo de qualidade, sempre com um olhar fixo em contribuir com o desenvolvimento sustentável do país, pautados nos princípios de circularidade.

Nosso objetivo é colocar a sociedade no centro das discussões sobre economia circular por meio de dados, estudos embasados em pesquisas científicas e evidências, buscamos promover um debate mais maduro e qualificado, capaz de identificar soluções efetivas para os desafios de sustentabilidade do Brasil. ​

Assim, formamos uma associação civil sem fins lucrativos que acredita em uma economia de baixo carbono, apoiada nos conceitos de Circularidade.

Acreditamos que somente com conhecimento e diálogo aberto e transparente entre diversos setores da sociedade é possível construir uma agenda de circularidade, que tenha escalabilidade econômica.​

Iniciativas Chave

Criar uma coalizão estratégica entre lideranças brasileiras, focando em soluções específicas e altamente relevantes para o contexto nacional por meio das seguintes iniciativas:

1 – Pesquisa empírica: incentivar a produção e divulgação de pesquisas empíricas que fundamentam nossas ações e recomendações.

2 – Comunicação efetiva: promover acessibilidade, debate amplo e transparência, direcionados aos diversos segmentos do nosso público. ​ 

3 – Engajamento direto: estabelecer um diálogo constante com representantes dos setores público e privado, formadores de opinião e políticos, para a adoção de práticas sustentáveis.