Fundado em 2024 a partir de uma iniciativa de especialistas inconformados com o modelo linear, o Instituto Nacional de Economia Circular – INEC atua de maneira objetiva pela amplificação do debate em torno da economia circular.
Por meio de dados, estudos embasados em pesquisas científicas e evidências, o INEC promove um debate maduro e qualificado, capaz de identificar soluções efetivas para os desafios de sustentabilidade do Brasil.
Pensadores, acadêmicos, empreendedores, executivos, juristas, formadores de opinião, membros da sociedade entre outros, atuam no instituto como especialistas, gerando conteúdo de qualidade, sempre com um olhar fixo em contribuir com o desenvolvimento sustentável do país.
No INEC, acreditamos que somente com conhecimento e diálogo aberto entre diversos setores da sociedade é possível construir uma agenda de circularidade, que tenha escalabilidade econômica.
Promover a transição da economia linear, para uma economia circular, resiliente e inclusiva, que valorize a regeneração ambiental e a inovação social, impulsionando o Brasil rumo à sustentabilidade.
Tornar-se o principal grupo de reflexão em economia circular do país, produzindo conhecimento de qualidade, inspirando ações, conectando pessoas e fomentando uma cultura circular.
Promover a transição da economia linear, para uma economia circular, resiliente e inclusiva, que valorize a regeneração ambiental e a inovação social, impulsionando o Brasil rumo à sustentabilidade.
Tornar-se o principal grupo de reflexão em Economia Circular do país, produzindo conhecimento de qualidade, inspirando ações, conectando stakeholders e fomentando uma cultura de circular.
1 – Sustentabilidade: compromisso com práticas que promovam uma reconexão com o planeta.
2 – Inovação: busca contínua por soluções criativas e eficientes para os desafios da sustentabilidade.
3 – Colaboração: fomento de parcerias com instituições, especialistas e personalidades, formando uma rede de cooperação para ampliar o debate.
4 – Transparência: comunicação aberta e honesta sobre processos, sucessos e aprendizados.
5 – Resiliência: capacidade de adaptar-se e prosperar diante de mudanças e desafios ambientais.
6 – Responsabilidade: comprometimento com a responsabilidade social e ambiental em todas as ações.
7 – Educação: promoção do conhecimento e conscientização sobre economia circular e sustentabilidade.
1 – Pesquisa empírica: incentivar a produção e divulgação de pesquisas empíricas que fundamentam nossas ações e recomendações.
2 – Comunicação efetiva: promover acessibilidade, debate amplo e transparência, direcionados aos diversos segmentos do nosso público.
3 – Engajamento direto: estabelecer um diálogo constante com representantes dos setores público e privado, formadores de opinião e políticos, para a adoção de práticas sustentáveis.